domingo, 2 de março de 2014

quanto custa uma viagem?

sou produtor, gestor, sistemático e tarado das planilhas, então é claro que fiz um mini-planejamento financeiro para a minha viagem. a excelente notícia do dia é que, em cinco meses entre europa e ásia - mesmo sem saber onde colocar Istambul nessa história -, economizei tanto em hospedagem, quanto em gastos gerais como comida, ingressos, compras, passagens, etc. foi bem mais do que eu precisava, sem dúvida que tive alguns muitos luxos e poderia ter procurado mais hospedagens gratuitas ou cozinhado, por exemplo, mas bem menos do que eu esperava.

economizei, vi o papa a pouquíssimos metros de distância, a cachoeira de água quente mais linda da minha vida, fiquei de carro uma semana inteirinha pela toscana, vi a neve pela primeira vez com a bárbara, que me recebeu em munique e hoje é uma grande querida, fiquei quinze dias loucos em berlim, tive uma semana inesquecível em amsterdã e conheci muitas pessoas legais, uma das noites mais surreais em londres, quando voltei de tuk-tuk para casa ou quando me perdi com o dedé por algumas ruas escuras, fui a um dos castelos mais bonitos da vida com a juju, passei um mês com a julia em roma e istambul, enfiei muitos sonhos na mala e despi-me de outros, fui à praia dos meus sonhos na tailândia, vi gente tatuar o nome do melhor amigo na bunda de madrugada, fiz a minha primeira tatuagem também, visitei templos, usei sarong, tomei café de cocô de um bicho estranho em bali, fiz aulas de culinária, peguei em macaco, vi dança balinesa, conversei com monges, fui abençoado mais de uma vez, entrei na jaula de um tigre, tentei domar um elefante arisco, joguei xadrez em indonésio, ajudei amigo recém conhecido a achar o hospital mais próximo, andei de moto pela primeira vez, conheci gente e mais gente, fiquei sozinho em muitas ocasiões, tive saudades e fiquei triste, chorei algumas vezes, mas não passei perrengue nenhum dia, me hospedei sozinho quase sempre num quarto single com banheiro próprio, comi os pratos que quis, todos os sorvetes de roma e os deliciosos kebaps de istambul, comprei uma bota, um mochilão, uma camisa do brasil, um buda amarelo e outro vermelho, muitas meias e uma jaqueta de frio pesado, coisas caras na europa, decidi ir para a indonésia de um dia para o outro e ainda vou ficar mais alguns meses perambulando por laos, camboja, vietnã, myanmar, tailândia e sabe-se lá deus mais o quê. talvez filipinas ou butão?

gastei mais do que eu precisava, sem dúvida alguma, mas no final das contas não mudaria uma vírgula nisso tudo. muita gente acha que viajar é caro. e é caro sim, muito. mas pensando que no brasil eu também teria que almoçar todos os dias, provavelmente viajar, dar presentes de natal, beber bastante, comer fora, pagar todas as contas, além de tudo aquilo que a gente gasta e que no final é uma bobagem, penso que se for possível juntar uma boa graninha é bem tranquilo ficar um tempo longo viajando. tem vários sites que dão dicas de preços e média de custos, o que não é o meu caso...

outro dia, vi uma menina (que ficou bem famosa na internet) dizer que ficou 3 meses sem grana na europa. acho bem poético, divertido, desafiador e libertador, até trocamos alguns e-mails, mas não acredito que seja 100% possível. é muito into the wild e praticamente impossível se sobreviver sem um euro que seja no bolso. mas é possível viajar barato. considero os meus custos "altos" ou "médios", mas eu me planejei para isso. o dinheiro anda bem caro também. mas, se você topar gastar boa parte do seu tempo buscando couchsurfers para se hospedar e topar ser o taradão do supermercado e cozinhar todo os dias, dá para fazer a viagem por bem menos, com muito pouco dinheiro. existem guest houses, hostels e muitas outras possibilidades na ásia, por exemplo, por cinco a dez dólares por dia. tenho pagado algo entre quinze e vinte, em média. rola de encarar mais tuk-tuks e transportes quase clandestinos também, é uma aventura só. conheço alguns viajantes que me condenam por pagar vinte dólares para me hospedar num lugar confortável e com piscina. viajando de dois, sai ainda mais barato. conheço gente que paga muito menos, gente que paga muito mais. a máxima é que todos estão fazendo a viagem que escolheram para si e é isso que importa. não vou ser hipócrita de dizer que é uma coisa fácil e acessível a todos, pois não é, ainda mais na situação que vivemos. mas, tampouco recalque como alguns andaram dizendo por aí. vou no meu ritmo e me propus algo variado, que pegasse um pouco de tudo e ainda vou ficar num hotel cinco estrelas, surfar na casa de alguém e com certeza passarei um perrengue sem lugar pra dormir.

mas, a conta está em dia. estou feliz, tive alguns dos melhores e mais plenos dias da minha vida. ontem, vi um pôr-do-sol vermelho-laranja e alguns lindos monges cantando em um templo maravilhoso. outro dia, um amigo disse que esse era o maior investimento que eu poderia ter feito em mim mesmo. já eu, vou adiante. isto é a vida que eu escolhi pra mim por um ano e, por mais que custe muito ou que seja mais uma máxima clichê, não há dinheiro que pague e começaria tudo de novo. e na próxima eu pularia a europa, sem pensar duas vezes. a ásia é puro amor.

Um comentário:

  1. Te achei pelo Depois da próxima viagem e estou adorando ler sua viagem. Acho que nisso o esquema do Marrocos e Turquia é legal, nada tem preço fixo, é um acordo entre duas pessoas de um preço bom para ambos e isso muda a cada negociação. Acho que o mesmo se encaixa com o seu texto. Quero fazer esta sua viagem, não assim, claro, mas algo parecido com isso. Li seu post sobre a fossa Bianca e fiquei super triste que li tarde demais, o tempo ficou curto e não consegui ir, talvez seja melhor assim, fica para uma próxima...

    ResponderExcluir